Blog

Como lavar terno – Dicas para cuidar melhor da sua roupa

Como lavar terno
28 de outubro de 2021

O terno com certeza está entre uma das peças mais caras e elegantes do armário masculino. Por isso, a preocupação é garantir a qualidade e durabilidade de sua lavagem. Mas, afinal, como lavar terno do jeito certo?

Por serem utilizados em contextos formais que exigem o mínimo de elegância, é importante que estejam sempre em bom estado, tendo um aspecto requintado que colabore com a imagem da pessoa que os utiliza.

Quer saber mais sobre a lavagem de roupas? Continue a leitura.

Como lavar terno: afinal, pode lavar na máquina?

A resposta é simples e objetiva, NÃO! Os ternos são peças nobres, feitos com tecidos delicados – a máquina, mesmo no ciclo leve, pode danificar as fibras, principalmente em partes específicas como o colarinhos e as ombreiras.

Desbotamento, costura solta, encolhimento: essas são algumas das consequências de lavar o terno na máquina. Nesse caso, o recomendado é priorizar a lavagem à seco e, se for possível, lavar à mão.

Posso lavar em casa? Como devo fazer?

Tomando alguns cuidados específicos, é possível lavar em casa – mas é preciso muita atenção, pois o tecido é bem delicado. Como já dissemos, nunca, em hipótese alguma, lave o terno na máquina. Mas, afinal, como lavar terno em casa? Na sua residência, você deve apostar numa lavagem a mão.

De maneira geral, você vai precisar de:

  • Um balde ou bacia grande;
  • Sabão neutro para peças delicadas;
  • Escova com cerdas macia para roupas;
  • Amaciante neutro.

Já com os produtos separados, vamos te ensinar como deve ser feita a lavagem manual. Confira!

Como lavar terno na mão?

Antes de fazer a lavagem de roupas é importante verificar as orientações das etiquetas.
Não se esqueça de checar os bolsos da calça e do paletó à procura de algum objeto perdido. Se houver linhas soltas, retire-as com a escova. A seguir, siga o passo a passo:

1. Encha o balde com água fria, dilua o sabão neutro e mergulhe as peças na solução;

2. Deixe o terno de molho por 15 minutos;

3. Use uma escova de cerda macia para limpar as áreas que estiverem mais sujas, principalmente o colarinho, a região das axilas, os pulsos e as barras da calça;

4. Enxágue com água corrente para remover o sabão neutro;

5. Deixe o terno novamente de molho por 3 minutos em uma nova água com um pouco de amaciante;

6. Faça um novo enxágue com água fria. Depois, retire o excesso de água ao apertar delicadamente as peças.

Como lavar terno – Com a Lavanderia Nova Paulistana!

Se você quer garantir que seu terno seja limpo e higienizado da maneira correta, com produtos específicos e com todo cuidado que ele merece, conte com a Nova Paulistana.

Aqui, somos especialistas em lavagem de roupas e muitos outros serviços. Com técnicas apropriadas para cada tipo de tecido, realizamos todos os procedimentos para que você receba a peça limpa, seca e cheirosa no conforto da sua casa.

Entre em contato com a gente, solicite seu orçamento e não perca tempo fazendo a lavagem de roupas, nós fazemos isso para você com excelência. Nossos equipamentos modernos e a lavagem personalizada garantem a sua satisfação.

Até o próximo artigo! 🙂