Como lavar um tapete de crochê?
Quem ama deixar a casa bonita conta com a vantagem de que existem inúmeros itens que auxiliam bastante nesse processo, a exemplo do tapete de crochê que, assim como outros tipos de tapete, consegue dar ao lar uma sensação maior de aconchego e bom gosto.
Mas, claro: não basta simplesmente deixá-lo no chão eternamente. É de extrema importância fazer a lavagem de tempos em tempos, sendo que ela deve acontecer de uma forma muito específica, a fim de que a peça não seja danificada.
E a explicação sobre como esta lavagem deve ser feita está no decorrer da leitura dos próximos parágrafos.
As particularidades do tapete de crochê
Antes de aprender sobre a lavagem propriamente dita, é imprescindível compreender que o tapete de crochê é um item artesanal consideravelmente delicado.
Inclusive, é perceptível, para qualquer pessoa mais atenta, que suas fibras podem se alterar com facilidade, sendo preciso tomar cuidados bem específicos, como jamais esfregá-lo com escova, justamente para que essas fibras não se soltem e para que os pontos não acabem abrindo.
Aliás: a primeira dica de lavagem que uma pessoa deve seguir, no que diz respeito a este item, é justamente essa, de deixar a escova de lado.
E as demais estão muito bem explicadas no próximo tópico.
Como lavar um tapete de crochê de modo que sua beleza seja mantida
Se não é indicado o uso de escova na hora de lavar um tapete de crochê, como, afinal, essa lavagem deve ser feita, a fim de que ele fique realmente limpo?
Essa sem dúvidas é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, e a resposta definitivamente não poderia ser mais simples!
A lavagem deve acontecer de forma realmente delicada. Tanto que o uso da máquina só deve ser feito se esse eletrodoméstico tiver a função de lavar peças que precisam de mais cuidado.
E, nesse caso, não há segredo: basta colocar o tapete de crochê dentro da máquina (sem nenhuma outra peça junto), acrescentar o sabão, o amaciante e, se necessário, um tira-manchas.
Em seguida, é só selecionar o ciclo voltado para peças delicadas, e pronto!
Já quem não conta com esse eletrodoméstico em casa pode fazer a lavagem à mão, o que definitivamente não exige grande esforço.
Eis como o processo deve ser feito:
Dentro de uma bacia ou balde grande o suficiente para acomodar a peça, é só criar uma mistura com sabão neutro e água. É nessa mistura que o tapete de crochê deverá ficar de molho por alguns minutos, a fim de que a sujeira presente nele se solte.
Inclusive, pode-se também esfregar rápida e delicadamente com as mãos, se houver necessidade.
Depois disso, será hora de fazer o enxágue com água corrente e torcer o tapete, também de forma delicada.
Pronto!
A lavagem do tapete de crochê já estará finalizada, lembrando que nos dois processos ensinados acima a secagem deverá ocorrer na sombra, em um local que seja ventilado.
É válido lembrar, também, que a lavagem desse tipo de tapete pode ser feita de forma mais profissional e segura por uma empresa especializada, como a Nova Paulistana.
Leia também:
5 dicas de como tirar mancha de tapetePor que devo fazer a lavagem de cortina com profissionais?
Como limpar sofá de pano
Últimas notícias
-
15 de outubro de 2024
5 Dicas de como lavar a cortina suja e deixá-la cheirosa e limpa
-
18 de setembro de 2024
5 benefícios de lavar suas roupas em lavanderia
-
18 de setembro de 2024
4 erros comuns ao lavar cortinas e como evitá-los
-
18 de setembro de 2024
Qual o período ideal para fazer a lavagem de carpete residencial?
-
16 de julho de 2024
Quais são os benefícios de realizar a lavagem de tapete profissional?