Blog

Lavagem de Tapete: Como lavar? Truques e dicas.

limpeza de carpete
08 de fevereiro de 2022

Lavagem de Tapete: Como lavar? Truques e dicas.

Os tapetes são objetos que trazem mais conforto e beleza ao ambiente. Possuem os mais diversos formatos e são feitos de tecidos diferentes. Porém, acumulam bastante sujeira, principalmente por ficarem no chão, onde possui grande acúmulo de poeira e resíduos que vem junto aos calçados e com o vento vindo da rua, por isso a lavagem de tapete é sempre muito importante.

São peças que precisam de atenção já que ficam muito expostas e vulneráveis, é preciso tomar alguns cuidados para evitar manchas desnecessárias, que podem ocorrer por conta de pets, brinquedos infantis e acidentes com comidas e bebidas. 

Como parte da decoração, sua limpeza deve fazer parte da rotina de faxina da casa, para que assim mantenham o seu charme, vida útil e lógico, a qualidade de vida da sua família.

Acompanhe a leitura!

Cuidados e truques na lavagem de tapete

Cada tapete necessita de um tipo de lavagem, tudo depende do tecido que o mesmo é produzido, para que o tecido não seja danificado na hora da lavagem.

O primeiro cuidado que deve ser tomado, é evitar utilizar produtos químicos impróprios.

Estes produtos podem danificar as fibras do tecido no processo de lavagem de tapete, podendo danificá-lo.

Cada tipo de tapete merece sua atenção especial:

Tapetes felpudos: Dando aconchego e conforto a qualquer ambiente, os tapetes felpudos precisam de atenção e limpeza constante para que não criem ácaros e bactérias.

Utilize água, sabão neutro e um pouco de amaciante para dar suavidade aos pelos.

Com a parte de trás de uma esponja ou uma escova macia, esfregue delicadamente no sentido do pelo, enxaguando com água morna e deixando-o secar naturalmente.

Tapetes Sintéticos: São tapetes de mais fácil acesso e com maior resistência, pois são feitos de materiais como nylon, poliéster e acrílico. Por serem mais resistentes, muitas vezes podem ir à máquina de lavar ou serem lavados à mão com uma escova e sabão neutro. 

Tapete com fibras naturais: É um tipo de tecido que precisa de mais cuidado. Não é recomendado que se utilize escova ou vassouras, pois podem danificar a sua fibra. Utilize um pouco de água e sabão neutro, em seguida utilize um pano úmido para remover o produto.

Tapete Persa: Um tapete também mais delicado, pode ser produzido a partir da lã e da seda. Utilize um aspirador de pó para remover o excesso de poeira e lave-o com água fria e sabonete neutro para evitar que desbote. Caso tenha alguma mancha, utilize um pouco de vinagre branco, detergente e água no local para limpar.

Tapetes de Banheiro: Os tapetes de banheiro também necessitam de cuidados especiais. Tanto os de borracha quanto os de tecidos, possuem maiores chances de criarem bactérias e sujeiras, já que ficam expostos a umidade e a um local que possui uma certa movimentação. Utilize água morna ou quente, e um pouco de água sanitária para eliminar qualquer organismo prejudicial à saúde. Os tapetes de tecido podem ir à máquina normalmente, e os de borracha podem ser lavados com uma escova.

Para os tecidos mais específicos, é recomendado que uma empresa especializada realize a lavagem de tapete, para garantir a qualidade e a conservação das fibras do tecido. Lembre-se para sempre verificar a etiqueta do seu tapete, assim você irá saber a melhor recomendação para a sua peça.

Conheça a Nova Paulistana!

Se você quer garantir que seu sofá de camurça seja limpo e higienizado da maneira correta, com produtos específicos e com todo cuidado que ele merece, conte com a Nova Paulistana.

Aqui, somos especialistas em lavagem de tapete e muitos outros materiais. Com técnicas apropriadas para cada tipo de tecido, realizamos todos os procedimentos para que você receba a peça limpa, seca e cheirosa no conforto da sua casa. 

Entre em contato com a gente, solicite seu orçamento e não perca tempo fazendo a lavagem de tapetes, nós fazemos isso para você com excelência. Nossos equipamentos modernos e a lavagem personalizada garantem a sua satisfação.

Até o próximo artigo! 🙂