5 dicas de como fazer a lavagem de cortina corretamente
Quando a lavagem de cortina deve ser feita
Temos dois prazos para a lavagem de cortina, o comum é que ela seja lavada a cada 6 meses. Já as casas que possuem pessoas alérgicas, ela deve ser feita a cada 4 meses, visto que a peça pode juntar muita poeira e agravar os sintomas de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite e rinite.
5 dicas para realizar uma lavagem de cortina impecável
Independente da peça, sempre recomendamos a leitura da etiqueta, no caso das cortinas, alguns tecidos podem ser levados à máquina, outros não. Portanto, antes de mais nada, dê uma atenção nas instruções.
Agora vamos as dicas que separamos!
1 – Passe o aspirador
Não é preciso deixar a sujeira acumular, é possível passar um aspirador de pó uma vez na semana na cortina. Claro que algumas, como a rolê e a romana, este equipamento será essencial na limpeza.
2 – Retire os acessórios
Antes de fazer tanto a lavagem a mão quanto na máquina, retire todos os acessórios, como os ilhós e argolas, eles podem quebrar.
3 – Deixe de molho antes da lavagem
Para facilitar a lavagem, principalmente a feita a mão, deixe a peça de molho. Podendo ser com sabão neutro, uma solução com uma xícara de vinagre para cada 1 litro de água para ajudar na retirada de qualquer mancha.
4 – Lavagem na máquina
As cortinas que podem ser lavadas na máquina podem ser colocadas na máquina após o molho e sempre na opção “roupas delicadas”. As que forem brancas, pode ser adicionado uma colher de sopa de bicarbonato para ajudar na limpeza.
Para maior segurança da peça, utilize sacos protetores, caso não tenha, enrole em um lençol grande e amarre as pontas, isso ajuda muito. O ideal é que elas não sejam centrifugadas, apenas aperte e pendure para secar.
5 – Retirada de mofo
Alguns ambientes podem deixar a cortina com mofo, com isso, é preciso passar
uma solução antes da lavagem. Ela se trata de uma mistura de coisas muito simples e que quase todos tem em casa.
Misture os seguintes ingredientes, de preferência em um borrifador:
- 250 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato e 250 ml de água;
- Borrife ou molhe a parte com mofo e aguarde de 20 a 30 minutos e esfregue delicadamente com as mãos ou uma escova de cerdas macias. Deixe secar na sombra.
Todas essas dicas são maravilhosas, mas, por vezes, não há tempo suficiente para fazer todos os processos com tranquilidade. A solução para isso é utilizar os serviços de uma lavanderia profissional, assim, sobra mais tempo para você e até para curtir com a família.
Além disso, há uma diferença entre a lavagem de cortinas em um local especializado. As peças ficam como novas por mais tempo, devido ao processo de lavagem. As cortinas são retiradas na sua casa e entregues limpas e por um ótimo custo-benefício.
Conte com a Nova Paulistana para realizar a lavagem de cortina São mais de 60 anos de experiência, nossos profissionais são treinados com as melhores técnicas para entregar o melhor resultado. Nos preocupamos com o meio ambiente e só trabalhamos com produtos biodegradáveis.
Suas peças são retiradas e entregues no conforto do seu lar. Faça um orçamento agora mesmo e nosso site ou canais de atendimento. Oferecemos o melhor custo-benefício e suas peças vão durar bem mais.
Leia também:
Como lavar uma roupa de lã da forma idealQual é a diferença entre lavagem a seco e lavagem úmida?
Como limpar sofá de pano
Últimas notícias
-
16 de julho de 2024
Quais são os benefícios de realizar a lavagem de tapete profissional?
-
16 de julho de 2024
É melhor lavar tapetes manualmente ou contratar um serviço profissional de limpeza?
-
16 de julho de 2024
5 dicas de como limpar o seu carpete
-
19 de junho de 2024
Quais são as diferenças entre a lavagem a seco e a tradicional?
-
19 de junho de 2024
Como lavar sua persiana de forma correta?