4 erros comuns ao lavar cortinas e como evitá-los
Sabia que, no processo de lavar cortinas, é muito comum que alguns erros sejam cometidos? E, certamente, você não deseja ter nenhum deles em sua rotina.
Então, não deixe de ler o conteúdo a seguir até o final: nele estão todas as dicas para que cada erro seja evitado e para que suas cortinas estejam sempre impecáveis sem perder a qualidade.
Um item que oferece diversos benefícios e precisa de cuidados
Antes de falarmos dos erros propriamente ditos, vamos a uma reflexão: você já pensou em todos os benefícios que uma simples cortina tem a oferecer?
Ela pode, por exemplo:
- Deixar o ambiente mais acolhedor;
- Contribuir para a decoração;
- Oferecer privacidade;
- Controlar a luminosidade;
- Auxiliar no conforto térmico.
E, justamente por ser uma peça tão versátil, ela merece ser bem cuidada, de modo que dure por muito mais tempo e, também, de modo que não prejudique a saúde de ninguém. Afinal, quem escolhe não lavar cortinas contribui para o acúmulo de impurezas, o que pode ser prejudicial para quem possui alergias e problemas respiratórios.
Os erros mais comuns na hora de lavar cortinas
Resta, então, saber quais são os erros mais comuns cometidos nesse processo de lavagem, e existem especificamente 4 que merecem ser citados neste conteúdo.
São eles:
1. O erro de não se atentar ao tecido da cortina
Assim como na lavagem de roupas, na lavagem de cortinas há quem também não se atente ao tecido com o qual esta peça foi confeccionada.
E esse simples erro pode levar a danos consideráveis. Afinal, algumas cortinas simplesmente são mais delicadas que outras.
2. O erro de usar os produtos errados
Alguns produtos também podem causar danos à sua cortina, sabia?
Mesmo aquele sabão que faz milagres quando utilizado em suas roupas pode ser um grande vilão no processo de lavagem desta peça tão específica, e não se atentar a este fato pode te levar a ter que substituí-la.
3. O erro de fazer a secagem no sol
Este erro, por sinal, costuma vir depois de outro, que é o erro de lavar cortinas na máquina com o processo de centrifugação, sem ter a certeza de que cada peça pode ser enxaguada desta forma.
Após retiradas da máquina, e tendo ou não sido centrifugadas, muitas cortinas costumam ser deixadas diretamente no sol para acelerar o processo de secagem. E os danos, neste caso, podem ser muitos, incluindo o temido desbotamento.
4. O erro de deixar períodos muito longos entre uma lavagem e outra
Mesmo que as cortinas estejam visíveis a todo momento, não são poucas as pessoas que se esquecem de lavá-las com determinada frequência ou que realmente prefiram deixar uma lavagem distante da outra.
E isso também é um erro e tanto!
Afinal, como tudo que existe dentro de um imóvel, esta peça também merece cuidados regulares, até mesmo para ter sua beleza mantida por mais tempo.
Como evitar estes erros e cuidar da melhor forma de suas cortinas
E a boa notícia, após a leitura dos parágrafos acima, diz respeito ao fato de que evitar estes erros é algo bastante simples.
Basta seguir estas dicas:
Faça a secagem das cortinas sempre na sombra
O sol quente realmente é tentador. Afinal, quem é que não gosta de ver tudo seco o mais rápido possível, não é mesmo?
Mas, na hora de lavar cortinas, simplesmente deixe-o fora do processo.
Faça a lavagem em espaços de tempo mais curtos
As cortinas são o ambiente perfeito para que fungos e bactérias fiquem alojados, o que pode ser prejudicial tanto para a peça em si quanto para quem está sempre perto delas.
Logo, tente lavá-las sempre que possível: fazer isso a cada 10 ou 15 dias, por exemplo, não é exagero. Muito pelo contrário: é sinal de que você se preocupa com sua saúde e com as boas condições de seu imóvel como um todo.
Sempre verifique as informações fornecidas pelo fabricante
Sabe quando você vai lavar uma roupa pela primeira vez e, antes, dá uma olhada no que está escrito na etiqueta que a acompanha, para evitar estragá-la?
Pois bem… Se tratando de lavar cortinas, esta checagem também deve acontecer!
Inclusive, é comum que os fabricantes deem dicas de como cada tipo de cortina deve ser lavado. Portanto, mesmo que sua cortina não tenha etiqueta, ao menos no site de quem a vendeu e/ou fabricou existirão as informações certas.
E, se tratando de uma cortina feita sob encomenda, simplesmente pergunte para a sua costureira o nome do tecido utilizado e busque, na internet, as informações sobre como lidar com ele.
Lembrando que os produtos de lavagem devem ser escolhidos apenas após essa checagem, a fim de que você não acabe usando algo que seja abrasivo demais, por exemplo.
Escolha fazer esta lavagem com uma empresa profissional
Por fim, a principal dica de todas: sempre que for possível, lave suas cortinas com profissionais que sejam referência neste tipo de serviço, como a equipe da lavanderia Nova Paulistana.
Nova Paulistana: sua melhor opção de lavagem de cortinas profissional
Além dos benefícios já conhecidos, como a preservação do tecido e a eliminação de ácaros e sujeiras, a lavagem de cortinas profissional oferece muitas outras vantagens que surpreendem quem decide investir nesse serviço com uma equipe especializada.
Se você deseja garantir uma cortina impecável e prolongar sua durabilidade, entre em contato agora mesmo com a lavanderia Nova Paulistana pelo WhatsApp para solicitar um orçamento sem compromisso: somos especialistas no assunto e temos tudo o que é necessário para higienizar cortinas, persianas, tapetes e outros itens com a máxima eficiência.
Leia também:
Qual o período ideal para fazer a lavagem de carpete residencial?5 benefícios de lavar suas roupas em lavanderia
Como limpar sofá de pano
Últimas notícias
-
18 de setembro de 2024
5 benefícios de lavar suas roupas em lavanderia
-
18 de setembro de 2024
4 erros comuns ao lavar cortinas e como evitá-los
-
18 de setembro de 2024
Qual o período ideal para fazer a lavagem de carpete residencial?
-
16 de julho de 2024
Quais são os benefícios de realizar a lavagem de tapete profissional?
-
16 de julho de 2024
É melhor lavar tapetes manualmente ou contratar um serviço profissional de limpeza?