Blog

Dicas de como recuperar a maciez do tapete

Foto de tapete e sofa representando dicas de como recuperar a maciez do tapete
30 de março de 2020

Lindos, aconchegantes, macios, sofisticados e felpudos. Os tapetes são um verdadeiro toque a mais em qualquer ambiente. O problema é que, com o tempo, eles costumam acumular sujeira e também vão perdendo seu aspecto com seu uso. Por isso, resolvemos apresentar aqui algumas dicas de como recuperar a maciez do tapete para que você mantenha essa peça sempre limpa e bonita. Continue lendo!

Como recuperar a maciez do tapete:

Para que a sua peça fique parecendo como nova, o ideal é que você faça higienização e secagem corretamente e tome alguns cuidados. O ideal é contratar o serviço de limpeza profissional, como de uma lavanderia, mas nesse artigo iremos mostrar para você algumas etapas que devem ser feitas mesmo em casa. Siga as dicas que preparamos e tenha seu tapete felpudo todos os dias: 

1. Utilize aspirador de pó

Tapetes macios e felpudos são muito confortáveis, mas ao mesmo tempo eles também acumulam bastante poeira. Por isso, o ideal é que, antes mesmo de fazer a lavagem, você use também o aspirador de pó para fazer a remoção dos ácaros. Dessa forma, o aspirador de pó além de manter a peça limpa, também deixa o tapete mais afofado pois verticaliza as fibras do tapete.

2. Limpe corretamente 

Existem alguns produtos próprios para a higienização de tapetes e o ideal é contar com eles justamente para evitar danos à sua peça, além de aumentar sua vida útil. Qualquer dúvida que você tenha com relação ao produto, pode realizar um pequeno teste em uma ponta do tapete para garantir que ele não desbote. Ainda com relação a lavagem, nunca coloque-o na máquina de lavar, por menor que ele seja, A limpeza deve ser sempre manual ou feita por uma empresa especializada.

3. Seque bem o seu tapete

Outra etapa importante para recuperar a maciez do tapete é a secagem. Se o seu aspirador possuir a função líquida, então essa deve ser a primeira coisa após a limpeza da peça. Em hipótese alguma você deve torcer o tapete pois o deforma, tampouco utilize o ferro de passar roupas. Em seguida, estenda em um local em que ele fique esticado, sem vincos, como um muro ou sobre uma mesa de pedra. Não o deixe exposto diretamente ao sol pois isso também pode acabar prejudicando sua cor, especialmente os tecidos naturais como lã e algodão.

4. Escove o tapete 

Outra dica bastante útil de como recuperar a maciez do tapete é escová-lo com uma escova de cerdas macias, seguindo a direção dos pelos. É importante fazer isso com cuidado, devagar e suavemente, para não acabar danificando as fibras. Escovas de cerdas firmes, vassouras e rodos nunca devem ser utilizadas pois elas acabam estragando a textura do tapete felpudo.

5. Cuidado com objetos pesados

Se possível, não coloque móveis e outros objetos pesados em cima do tapete. Isso porque o peso pode acabar danificando a textura e estrutura do seu tapete, deixando-o com algumas marcas que podem ser permanentes e até mesmo buracos por conta do atrito. 

6. Conte com uma lavanderia especializada

Por último, uma maneira de como recuperar a maciez do tapete é levá-lo a uma lavanderia especializada na lavagem desta peça. A empresa e os profissionais certos saberão exatamente como fazer a higienização sem que o tapete fique estragado e ainda serão capazes de deixá-lo como novo!

Lavanderia Nova Paulistana

Se você deseja contar com uma lavanderia que entende de lavagem desta peça e que pode auxiliá-lo em como recuperar a maciez do tapete, conte com a Nova Paulistana! Aqui, avaliamos cada material por meio de uma triagem para determinar qual será a melhor técnica de lavagem. Além disso, contamos com equipamentos modernos nacionais ou europeus e investimos em sempre oferecer a melhor lavagem de tapetes.

Entre em contato com a nossa equipe, descubra as vantagens em ser nosso cliente e aproveite para conhecer nossos outros serviços como: lavagem de cortinas, persianas, tapetes e carpetes. Acesse nosso site aqui!