Blog

3 Maneiras de Lavar Tapete Felpudo

Lavagem de tapete felpudo
24 de setembro de 2019

O tapete felpudo não é um simples tapete, pois se tornou um excelente elemento de decoração sem deixar de ser funcional. Devido ao contato direto com o chão, ele está mais propenso a sujar. Seja com a urina do seu pet, aquele bom vinho ou resíduos de sapatos. Vamos te ensinar hoje a como lavar tapete felpudo em casa e se livrar daquela mancha indesejada. Acompanhe o conteúdo abaixo!

Veja como lavar tapete felpudo em casa

Principalmente em épocas frias, os tapetes são usados com frequência pois não só aquecem os ambientes como acabam tornando qualquer espaço mais agradável e elegante.

Quando postos em locais mais acessados como salas de estar, corredores e banheiros a exposição a sujeiras aumenta. Por isso, os tapetes estão mais sujeitos a ganhar manchas causadas por sapatos ou resíduos de comida. Aprenda agora três formas de como lavar tapete felpudo:

  1. Lavagem a seco com bicarbonato de sódio

    Para esta receita você vai precisar de três elementos: bicarbonato de sódio, amido de milho e aspirador de pó.

    Primeiro, misture em um recipiente o amido de milho e o bicarbonato de sódio em partes iguais. Feito isso, espalhe o produto por toda a extensão do tapete ou somente na parte suja com auxílio de uma peneira.

    Este ato fará o composto sugar a sujeira das fibras. Aguarde 30 minutos com o conteúdo no tapete e passe o aspirador com cuidado, no sentido natural dos fios.

    Caso queira evitar que o aspirador retire também os fios do tapete, coloque um lençol sobre ele faça a sucção.

  2. Solução com vinagre

    Veja os ingredientes necessários para essa receita: detergente neutro (usado convencionalmente na cozinha), vinagre água e um balde.

    Junte todos os componentes citados acima no balde e misture. A quantidade você é quem decide, coloque o suficiente para limpar o tapete por completo.

    Jogue o conteúdo sobre o tapete e esfregue com cuidado sobre as fibras. Não utilize vassoura para fazer a limpeza, no lugar utilize escovas macias ou a parte suave de esponjas.

    Enxágue bem o tapete da forma que achar melhor até tirar toda a solução e o estenda na sombra até sua secagem completa.

    O ato de colocar no sol pode causar manchas caso o sabão não tenha sido retirado por completo, por isso se certifique de fazer com êxito todas as etapas do processo.

  3. Removedor de manchas caseiro

    Esta solução é ainda mais simples que a anterior. Você precisará apenas de água e sabão líquido neutro. Caso queira proporcionar maciez adicione um pouco de amaciante.

    Acrescente o sabão líquido neutro na água e bata no liquidificador a fim de produzir espuma, passo eficaz para penetração do produto. Se não tiver liquidificador, o ato de agitar o sabão já resolve.

    Despeje o conteúdo sobre o tapete e o escove com escovas de cerdas macias ou a parte lisa de esponjas. Por fim, enxágue e deixe-o secar naturalmente em local com sombra.

Atenção ao que NÃO fazer

A limpeza é importante para manter a qualidade de seu produto — sem contar na beleza, já que quanto mais limpo, mais elegante fica. Essa medida também impede o acúmulo de ácaros e odores desagradáveis.

Mas, certas vezes, a fim de procurar resolver logo um dano causado ao tapete, as pessoas erram em como limpá-lo. Então fique atento ao que você deve evitar:

  • Não use alvejante com cloro;
  • Não torça o tapete ao lavar o produto;
  • Não lave em máquina de lavar;
  • Não passe ferro sobre as fibras;
  • Não colocar objetos pesados sobre o tapete, seu peso pode danificar de forma permanente a estrutura dos fios;
  • Não exponha o tapete ao sol para não danificar o tecido;
  • Quando quiser guardar o tapete, o enrolem, nunca dobre.

Não corra riscos: Busque ajuda profissional

Pet Tapete Felpudo

Se sua intenção é economizar ou dar um jeito temporário caso tenha acontecido algum acidente é possível fazer a limpeza em casa, pois você já aprendeu a como lavar tapete felpudo.

Mas, se você preza pela conservação de seu produto — já que provavelmente não investiu pouco ao comprá-lo — o ideal é garantir o serviço de profissionais no ramo de limpeza de tapetes.

Assim, você garante qualidade na limpeza, se certifica que a aparência de novo do produto será mantida e aumenta a vida útil da peça.

A Lavanderia Nova Paulistana está presente no mercado há mais de 60 anos para assegurar que seu produto possa durar por muito mais tempo e esteja sempre em boas condições.

Nossos profissionais comparecem ao local, retiram o tapete, fazem a avaliação de seu estado e o higienizam da melhor forma, devolvendo limpo e livre de micro-organismos.

Conte com o nosso time, entre em contato e solicite uma visita.