Blog

Como limpar o sofá de pano e manter o móvel sem sujeira

como limpar o sofá de pano
28 de novembro de 2018

Aprender a como limpar o sofá de pano é importante para garantir que a saúde das pessoas não seja prejudicada, pois a não higienização é um meio propenso para acumular fungos, bactérias e ácaros no estofado.

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa. Como seria possível receber familiares, amigos para uma reunião ou simplesmente descansar após um dia exaustivo de trabalho sem ele em nossa sala? Fica difícil até de imaginar.

Esse móvel, além de ser uma peça decorativa, é bastante importante em nossos lares por nos proporcionar momentos de relaxamento e muito conforto.

Modelos de sofá

É possível encontrar uma infinidade impressionante de modelos de sofás no mercado, sendo que cada um deles pode ser fabricado com um tipo de material diferente, podendo ser de:

  • Couro;
  • Veludo;
  • Vinil;
  • Pano, entre outros.

Contudo, cada um deles tem uma forma específica de manutenção e limpeza, e é recomendado seguir as instruções/orientações do fabricante para mantê-lo limpo, conservado e evitar danos, mantendo a durabilidade do produto.  

Um dos tipos de sofá mais comuns nos lares e mais difíceis de manter limpo são os de pano. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como limpar sofá de tecido. Confira!

3 dicas de Como limpar o sofá de pano

Como dito anteriormente, para saber como limpar o sofá de pano é preciso verificar na etiqueta qual o tipo de tecido utilizado durante a fabricação do sofá. Essa etiqueta contém alguns símbolos de instrução de limpeza, como por exemplo:

  1. Símbolo P – significa que ele só pode ser lavado a seco;
  2. Símbolo W – pode ser seguido o processo de lavagem tradicional úmida;
  3. Símbolo O – pode ser lavado normalmente em água fria.

Ficar atento a essas instruções de como fazer a limpeza de estofados é essencial para determinar quais produtos de limpeza devem ser aplicados.

Vamos entender melhor como realizar essa manutenção para manter a limpeza do sofá.

Lavagem a seco

Existem alguns tipos de tecidos que não podem ser molhados, podendo correr sérios riscos de danificação, caso isso aconteça.

Uma das melhores opções é recorrer a limpeza a seco, um tipo de lavagem em que a água é usada apenas como uma parte do processo e não como o principal agente da limpeza.

Lavagem a seco: Passo a passo

  1. O primeiro passo para fazer a lavagem a seco de sofá é aspirar o estofado e, em seguida, aplicar um solvente especial.
  2. Após a aplicação desse produto, é preciso retirar a espuma com um pano limpo e úmido.
  3. É imprescindível esfregá-lo com todo o cuidado para retirar qualquer tipo de resquício do produto.
  4. Caso haja muita umidade, após a utilização do pano úmido pode ser utilizado um aspirador para completar a limpeza.
  5. Esse processo pode ser feito tanto em casa ou você pode procurar uma empresa especializada, onde a limpeza será um pouco mais eficiente.

Limpeza a úmido

Nesse processo, a limpeza é feita a úmido, no qual deve ser utilizada apenas a água com outros produtos específicos para esse tipo de técnica, como detergente ou bicarbonato de sódio.

Para fazer a limpeza a úmido, basta dissolver em um litro de água o produto escolhido e fazer uma mistura.

O ideal é usar um pano macio para passar a solução no sofá. Após passá-lo em todo o estofado, passe um pano seco e espere secar naturalmente.

Limpeza normal com água fria

Este tipo de limpeza requer uma quantidade maior de água e, para realizar essa lavagem, é preciso que a etiqueta esteja especificada com a letra O.

  1. O processo é um pouco mais completo: primeiramente é preciso aspirar o sofá com bastante cuidado para tirar toda a poeira e sujeira acumulada.
  2. Após isso, misture o produto escolhido na água, colocando parte dessa mistura no pulverizador.
  3. Pulverize o sofá por completo e depois use uma escova macia para esfregar o sofá com o restante da mistura feita.
  4. Depois de realizar todo esse processo, é hora de aspirar a água para que o sofá não mofe ou fique com um odor ruim.

Vale ressaltar que a limpeza normal com água fria deve ser repetida até que a água saia totalmente limpa.

Dicas importantes

  • Evite comer e beber sentado no sofá;
  • Aspire o sofá ao menos uma vez por semana, e faça a limpeza completa uma vez por mês, de modo a manter o móvel limpo e com cheiro agradável;
  • Caso tenha filhos ou animais de estimação, a melhor opção é a impermeabilização;
  • Sabe aquelas manchas antigas? Elas podem ser retiradas com espuma de detergente neutro. Basta diluí-lo em água morna e agitar a mistura até formar uma espuma consistente;
  • Para tirar o cheiro de mofo e animais de estimação, aplique em todo o estofado bicarbonato de sódio e deixe agir durante toda a noite. No dia seguinte, retire o produto com a ajuda de um aspirador de pó.

Pode parecer uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, porém a limpeza de sofá de pano quando feita regularmente pode ser bem simples.

O ideal é limpá-lo semanalmente e, após algum tempo, levar o sofá de tecido em uma lavanderia especializada para fazer a higienização completa do estofado.

Quero limpar meu sofá em uma lavanderia